Videozinho

segunda-feira, 23 de julho de 2007

PROTOCOLO DA AULA DE 17/07/07

Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo atraso da postagem. Sei que nada justifica, mas é o acúmulo de compromissos...Sem falar que o computador de casa está sempre ocupado com alguém usando...

Minha tarefa hoje é registrar os acontecimentos da aula de terça-feira passada.
Bom, lembro-me que estava bastante frio e chuvoso. Fizemos uma reunião inicial em uma sala da Câmara, um círculo, em que debatemos as questões propostas pela Paula na aula anterior, ou seja, destacarmos as frases que mais nos chamaram a atenção nos protocolos da semana passada. Poderiam ter sido colocadas em um pedaço de papel. Aberto o debate, expusemos nossos pontos de vista e como nos sentíamos diante das frases, seus significados para cada um do grupo, e num sentido mais amplo, o significado dos exercícios e das dinâmicas praticadas durante as aulas.

Ao final, a Paula propôs que fizéssemos um resumo dos protocolos da semana com frases e colagens num grande papel pardo que ela desenrolou no meio do círculo. Forneceu-nos amplo material como: lápis de cor, canetinhas, lápis e caneta. Foram colados os recortes, criaram-se outras frases que foram escritas, desenhadas no papel pardo.

Numa segunda etapa, fomos ao "quintal", onde está plantada aquela majestosa mangueira, tudo de bom nesse espaço, meu momento de curtir a natureza, de ficar mais pertinho dela, enfim nosso "QG".

Lá sentamo-nos novamente em círculo, cruzamos uma perna de modo que pudesse servir de apoio à perna do colega do lago esquerdo. Aí, cada um tinha um pé à sua disposição para massageá-lo, sentindo todos os ossinhos de cada dedo, todos os músculos, tendões, nervos, veias, pele, ossos que compõem essa parte do corpo que nos dá sustentação o dia todo, que nos leva aonde queremos ir, que nos obedece, sobe e desce escadas, pula poças d'água quando está chovendo, dança quando está feliz, chuta quando está bravo, corre quando está com pressa, e ao final do dia, fica muito satisfeito com uma boa massagem que o faça relaxar, ou quando o colocamos sobre uma almofada para descansar, enquanto lemos um bom livro...
Desculpem a "viagem"...aí invertemos os pés e fomos massageados no outro pé, pelo colega do lado esquerdo...Muito bom...

Em seguida, fizemos o jogo dos "bastões". Formamos um círculo em pé, um colega ficava no meio e jogava o bastão para o que estava no círculo, eleito simplesmente pelo olhar, o jogo visual, momento em que temos que estar muito atentos. Depois, quem estava no meio jogava dois bastões, um em cada mão para o mesmo colega ou colegas diferentes em tempos também diferentes. Quem recebia o bastão somente poderia devolvê-lo quando o colega do centro o solicitasse, estendendo o braço. A Paula colocou uma música bem animada e era muito gostoso você perceber que alguns jogavam os bastões ao ritmo da música.

Por fim, ela nos passou um texto, O suor e a lágrima de Carlos Heitor Cony, e nos pediu que fôssemos lendo em silêncio e caminhando ao mesmo tempo. Depois em voz alta e finalmente destacássemos uma frase e tentássemos dizê-la sem ler, olhando para o colega ao lado. Aí fomos dizendo a frase com entonações diferentes de voz e também gestos diferentes para expressá-la.
E um lembrete final para que trouxéssemos o texto mais memorizado na aula seguinte.
E é esse texto que estamos trabalhando, procurando dar vida a ele, a nosso modo, à maneira de cada grupo que foi formado, para criar cenas, locais, personagens e ações coerentes com o texto proposto.

"Cirandeiro, cirandeiro oh
A pedra do seu anel
Brilha mais do que o sol"...

Mil beijos a todos
Fatima

Nenhum comentário: