Videozinho

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PROTOCOLO 4


PARA COMEÇAR NOSSO QUARTO ENCONTRO, FIZEMOS UMA RODA, ONDE DISTUTIMOS O REGISTRO DO PROTOCOLO. O GRUPO ACREDITA QUE OS PROTOCOLOS ESTÃO CUMPRINDO A FUNÇÃO À QUAL ESTÃO DESTINADOS: REGISTRO E AVALIAÇÃO.
TAMBÉM HOUVE UM MOMENTO PARA QUE COLOCASSEM ALGUMAS IMPRESSÕES ANOTADAS NO DIÁRIO DE BORDO.
DEPOIS, EM DUPLAS, FIZEMOS MASSAGEM NO OUTRO, ONDE TENTAMOS CONCILIAR OS MOVIMENTOS E A RESPIRAÇÃO.
NO JOGO DO ESPELHO PERCEBEMOS QUE O "OLHAR NOS OLHOS", A CUMPLICIDADE SÃO FATORES RELEVANTES, E QUE SEM ELES, A REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FICA COMPROMETIDA.
COMO ÚLTIMO EXERCÍCIO, TIVEMOS O JOGO DA IMPROVISAÇÃO, QUE FOI MUITO BOM. NESSE JOGO, DIVIDIDOS EM SUBGRUPOS, TIVEMOS A MISSÃO DE "CRIAR" UM OBJETO EM MOVIMENTO, NO QUAL ESTARIAMOS DENTRO, REPRESENTANDO APENAS COM EXPRESSÃO CORPOTAL. DEPOIS, A COMANDO DA PAULA, IMPOVISAMOS CONVERSAS SOBRE OS MAIS DIVERSOS TEMAS, SEM PERDER O FOCO INICIAL. NOVAMENTE, EM RODA, FIZEMOS O BALANÇO DO DIA, E EM SEGUIDA RETORNAMOS AS MÚSICAS DA QUEIROGA E DO DIEGO. APENDEMOS TAMBÉM OUTRAS NOVAS CANÇÕES, COM BRIBA E PAULA.
ACREDITO QUE O GRUPO PODE, COM OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS HOJE, PERCEBER QUE PARA QUALQUER AÇÃO PROPOSTA EM GRUPO HÁ A NECESSIDADE DE PENSAR SEMPRE NO OUTRO, LEMBRANDO QUE ESTAMOS PELO GRUPO E NÃO CONTRA O GRUPO.
ZULEIKA PINTO

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante esse ponto de vista sobre olhar o grupo Zu. Penso qie essa seja uma tarefa a ser desenvolvida pois, somente pra recordar, não rolou um diálogo enre os grupos durante o exercício do objeto em movimento, cada um dizioa o que queria e não ouvia o que o outro falava, criando assim uma "não conversa". Acredito que se conseguirmos controlar a ânsiedade e praticar o exercício de ouvir o outro poderemos ir bem mais longe em nossas atividades.

Carol